Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC (Mestrado)

PPgCC - LOGO

A infraestrutura do PPgCC é compartilhada entre a UERN e a UFERSA. Os alunos assistem às aulas e desenvolvem seus projetos de pesquisa em ambas as instituições, fisicamente vizinhas e separadas apenas por uma avenida. Laboratórios, bibliotecas, salas de aula, auditórios, salas de professores, instalações para alunos e demais recursos estão disponíveis em tempo integral tanto na UERN como na UFERSA.

Localização da UFERSA e da UERN

Localização da UFERSA e da UERN

Atualmente, o PPgCC dispõe de 11 (onze) laboratórios, sendo 5 (cinco) na UFERSA e 6 (seis) na UERN. Os laboratórios possuem áreas que variam de 10 a 30 m2 e todos possuem conexão à Internet. Eles são coordenados por docentes e estão disponíveis em período integral. Esses laboratórios são mantidos com recursos da UFERSA e da UERN, bem como de projetos de pesquisas do CNPq, CAPES, FINEP, PETROBRAS e FAPERN. Todos os laboratórios estão devidamente equipados para atender às demandas dos alunos e dos docentes.

Campus Leste da UFERSA

Campus Leste da UFERSA

A UFERSA dispõe de 5 (cinco) laboratórios para realização de trabalhos acadêmicos configurados para atender alunos do programa tanto nas pesquisas quanto nas aulas. Três desses laboratórios (LABCOMP 1, LABCOMP 2 e LAACOSTE) são compartilhados entre a graduação a pós-graduação. Os LABCOMP 1 e 2 são destinados apenas para ensino, enquanto que o LAACOSTE (Laboratório de Automação, Arquitetura de Computadores e Sistemas Embarcados) é usado para ensino e pesquisa nas áreas indicadas no próprio nome do laboratório. Os outros dois laboratórios, LES (Laboratório de Engenharia de Software) e LABSIM (Laboratório de Sistemas Interativos e Multimídia), são de exclusividade da pós-graduação, destinados à pesquisa. Além disso, os alunos do programa dispõem de uma sala de estudos, a qual está localizada no prédio da pós-graduação do Campus Leste da UFERSA, juntamente com os laboratórios LABCOMP 1, LES e LABSIM. O backbone da UFERSA é constituído por fibra ótica, cuja conectividade interna da rede do Campus da UFERSA é de 10 Gbps (Fast Ethernet e fibra ótica). A conexão com a Internet ocorre através da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) por um link de 34 Mbps.

Campus da UERN

Campus da UERN

A UERN conta com 6 (seis) laboratórios para atividades de ensino e pesquisa.  Dois deles são compartilhados para atividades de pesquisa e ensino, enquanto os outros quatro são dedicados à pesquisa. Destes, um é o Laboratório de Otimização e Inteligência Artificial (LOIA) dedicado à pesquisa em Inteligência Computacional, abrigando projetos e alunos de iniciação científica desta área. O segundo é o Laboratório de Redes e Sistemas Distribuídos (LORDI), que possui computadores/servidores com configurações distintas, sendo um ambiente para o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada nas áreas de Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Tecnologias Educacionais. O terceiro é o Laboratório de Engenharia de Software (LES), cujas atividades incluem a pesquisa de produção de software para sistemas embarcados, redes de sensores e tecnologias assistivas. O quarto laboratório é exclusivo do PPgCC e conta com uma estrutura de pesquisa para o atendimento de demandas dos mestrandos, constituindo-se num ambiente propício ao estudo e experimentos computacionais.

Os outros dois laboratórios, LEC (Laboratório de Ensino de Computação) e o LABINFO (Laboratório de Informática) são compartilhados com a graduação e disponibilizam um conjunto de 15 máquinas, cada um, para o uso dos alunos.

No campus de Natal, a UERN conta com mais 4 laboratórios, sendo 2 compartilhados com a graduação e 2 exclusivo para pesquisas. Esta estrutura está disponível para os alunos do PPgCC que queiram ou precisem permanecer em Natal. Como recurso adicional a UERN conta ainda com duas salas de videoconferência, equipadas com equipamentos específicos, sendo uma em Natal e outra em Mossoró, que permitem aos alunos participarem de palestras e defesas remotamente.

O backbone da UERN é constituído por fibra ótica, cuja estrutura de comunicação da rede local provê conectividade de 100 Mbps. A conexão com a Internet ocorre através da OI por um link de 50 Mbps. Em Natal, a UERN possui interconexão com a RNP com link de 10Mbps.

rodapePQ

24 de setembro de 2014. Visualizações: 10056. Última modificação: 16/06/2021 16:23:26