Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC (Mestrado)

PPgCC - LOGO

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPgCC é ofertado desde 2008 através de uma parceria, no modelo de Associação Ampla, entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, ambas com campus central localizado na cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte.

As duas instituições são responsáveis pela maior parte da formação de recursos humanos na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, além de parte do interior dos estados do Ceará e da Paraíba. A região demanda qualificação de recursos humanos e tem a UERN e a UFERSA como as principais instituições de ensino superior públicas responsáveis pela formação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento.

Reconhecendo sua responsabilidade acadêmico-social, a UERN e a UFERSA têm investido continuamente na qualificação de seu quadro docente. O corpo docente da UERN é formado por 785 professores efetivos, dos quais 418 são doutores e 300 são mestres. Destaca-se que 105 encontram-se em programas de pós-graduação em Instituições Nacionais ou Internacionais, sendo 104 doutorandos (103 no país e 1 no exterior), 1 mestrando, além de 4 professores cursando pós-doutorado. O corpo docente da UFERSA é formado por 826 docentes, dos quais 535 são doutores, 194 mestres e 49 especialistas.

O corpo docente geral da Computação da UERN é formado por 34 professores efetivos nos campi de Mossoró e Natal, sendo 24 doutores, 09 mestres e 1 especialista. Destes, 3 encontram-se em capacitação em programas de pós-graduação em Instituições Nacionais e Internacional. O corpo docente da Computação da UFERSA é formado por 51 professores, dos quais 19 estão no Campus Central, em Mossoró, 19 estão no Campus Pau dos Ferros e 13 em Angicos. Dos professores em Mossoró, 18 são doutores e 1 é mestre. Em Pau dos Ferros, tem-se 11 doutores e 8 mestres, enquanto que Angicos possui 7 doutores e 6 mestres.

Por estarem situadas entre dois grandes centros socioeconômicos e culturais (Natal e Fortaleza), as instituições têm o desafio de fixar os doutores que formaram como resultado de um ousado plano de capacitação docente. Nesse sentido, a UERN dispõe de uma política de bolsas para capacitação e atualmente oferece 15 bolsas para doutorado. As bolsas possuem valores semelhantes aos das agências de fomento e representam um investimento de R$ 396.000,00 por ano. Além das cotas do CNPq, a Universidade também fomenta bolsas de iniciação científica para discentes envolvidos em projetos de pesquisa de professores doutores da instituição, concedendo 51% do total de bolsas PIBIC. Ressalte-se que os docentes permanentes dos programas de pós-graduação stricto sensu possuem em resolução carga-horária para atividades de pesquisa e pós-graduação. Outra estratégia para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação adotada pela UERN foi a incorporação de experiência científica materializada na realização de concurso público para professor titular (o primeiro ocorreu em 2010) e para professores visitantes. Além disso a instituição concorreu e foi contemplada, em 2008, a editais DCR e PNPD, o que possibilitou a atração de doutores para a UERN e para a UFERSA.

Em 2019 o Programa atualizou seu regimento interno para alinhá-lo a novos dispositivos do SNPG e da legislação vigente. Neste mesmo ano a coordenação do PPgCC também participou, em Brasília, do Seminário de Meio Termo e do Fórum de Coordenadores do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Em 2020 os coordenadores do Programa também participaram dos eventos remotos promovidos pela Diretoria de Avaliação da Capes, Coordenação de Área de Computação e Fórum de Coordenadores de PPGs de Computação.

Como resultado das últimas avaliações da CAPES, o Programa planejou um conjunto de metas e vem passando por reformulações, visando uma melhoria nos seus indicadores e, consequentemente, na sua qualidade.

 

 rodapePQ

24 de setembro de 2014. Visualizações: 10781. Última modificação: 16/06/2021 15:44:57