Os docentes Ciro Figueiredo, Fábio Fontes e Miriam Rocha, dos campi de Angicos e de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), participaram da edição 2022 do Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO). O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de novembro em Juiz de Fora (MG) e teve como tema “O papel da Pesquisa Operacional na Transição Energética”.
Da esquerda para a direita: professores Fábio Fontes, Miriam Rocha e Ciro Figueiredo (foto: cedida/arquivo pessoal) |
“Ter colegas do Rio Grande do Norte participando é necessário para o desenvolvimento de pesquisa aplicada na nossa região”, diz o professor Ciro Figueiredo, que há nove anos acompanha todas as edições do simpósio. “Sem dúvida esse é um evento que permite o intercâmbio de conhecimentos nos temas que tangem à Pesquisa Operacional, possibilitando entender como vários assuntos podem ser empregados na realidade regional”, acrescenta ele.
Os docentes da UFERSA que foram a Juiz da Fora avaliam que o momento é oportuno para divulgação dos resultados de pesquisas e para o debate de temas que podem respaldar a tomada de decisão. “Ter os docentes da UFERSA participando no evento é muito importante, pois dá a visibilidade para a nossa instituição”, afirma Ciro Figueiredo. “Além disso, as contribuições desenvolvidas pelos docentes e discentes e expostas nas sessões conduz a um outro patamar as pesquisas aplicadas no semiárido, entregando todo o potencial existente nas áreas de Pesquisa Operacional”. Nos quatro dias de evento, os docentes da UFERSA apresentaram os oito trabalhos desenvolvidos em parceria com estudantes. |